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Pandemia traz mudanças no comportamento do consumidor

Simone Azevedo • 28 de maio de 2020

Em meio à pandemia, com o fechamento estendido do comércio e a recente decisão judicial do Distrito Federal que escalona a retomada das atividades comerciais, esportivas e culturais, ainda teremos muitos desafios a superar.

O coronavírus trouxe não apenas uma crise de saúde de inimagináveis proporções, mas também representa um divisor de águas na ordem econômica e social mundial. 

Além da maior dificuldade de acesso aos produtos e serviços imposta pelo isolamento social, houve uma retração no consumo devido à queda na renda de grande parte da população e a insegurança nos empregos. De acordo com dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas no varejo na semana do Dia das Mães (4 a 10 de maio) registraram queda de 30,7% em relação ao mesmo período do ano passado, mesmo com empresários se reinventando para vender online e por meio de entregas.

Em seu recente documento “O novo consumidor pós COVID”, a McKinsey & Company aponta incerteza sobre a futura retomada do consumo e que empresas resilientes, que geraram mais valor nas fases de recuperação e de crescimento, sairão vencedoras. Segundo o relatório, empresas resilientes direcionam esforços simultaneamente para responder (garantir medidas apropriadas de resposta a crise e continuidade da operação), retornar (gerenciar o período de crise e endereçar oportunidades para uma retomada mais saudável e rentável) e reimaginar (como será o “novo normal” e definir implicações em como a empresa deveria reinventar e desenhar a estratégia e operação).

O documento revela, ainda, o quanto a crise está afetando a vida dos brasileiros: cerca de 80% estão pessimistas ou inseguros em relação à economia, 40% têm medo de perder o emprego, 50% tiveram a renda reduzida e 70% estão cortando gastos.

Mesmo com a tendência de melhora apresentada nas últimas semanas, o padrão de consumo no futuro ainda é difícil de prever. Mas, algumas mudanças de comportamento são esperadas para o “novo normal”: digital onipresente, consumo repensado, aumento da (in)fidelidade, casualização e indulgência, o novo papel da casa, saúde e qualidade de vida, consumo seguro, sustentabilidade redefinida e desvalorização da metrópole.

Importante ressaltar que a crise COVID-19 acelerou o processo de digitalização do Brasil e o consumidor brasileiro passou a realizar online atividades que não imaginava antes da crise. Houve, ainda, aumento substancial do e-commerce e a aceleração do investimento em mídia digital, para reforçar a conexão afetiva com consumidores.

Neste cenário de crise, as empresas perceberam que conectar-se aos clientes digitalmente é mais importante do que nunca. Por passarem mais tempo em casa, as pessoas estão mais conectadas do que antes. Este é o momento de avaliar a atual maturidade das empresas na Internet e dar um novo passo, começando a investir em presença nas redes sociais, no desenvolvimento de um site e em estratégias digitais.

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Por Simone Azevedo 1 de outubro de 2021
Para comemorar o Mês das Crianças, o Conjunto Nacional preparou um evento que vai mexer com o imaginário afetivo e fazer a festa de crianças de todas as idades. A exposição interativa Brinquedoteka apresenta às novas gerações brinquedos clássicos que fizeram grande sucesso nas décadas de 1980 e 1990, em versões gigantes. De 02 a 24 de outubro, quem for ao shopping vai encontrar clássicos como Genius, Aquaplay, Pula-Pirata, Lego, Tetris, Futebol de Pinos, Cai-não-Cai e outros jogos que foram uma verdadeira febre entre os pequenos antes da popularização de tecnologias como Internet, tablets e smartphones. A atração vai ficar na Praça Central, no Piso Térreo, com entrada gratuita, mediante retirada de convite virtual no aplicativo do shopping. Com muita interatividade, a Brinquedoteka promete atiçar a criatividade e conectar famílias em torno de brincadeiras que marcaram época, com alegria e muita diversão. Segundo Ticiana Pessoa, gerente regional de Marketing da Ancar Ivanhoe, administradora do Conjunto Nacional, o evento vem de encontro ao clima festivo e de resgate histórico que o shopping vive neste momento, ao comemorar seu aniversário de 50 anos. “Neste ano em que comemoramos nosso jubileu de ouro, queremos prestigiar nossos clientes com ações que mexam com o imaginário afetivo e que reúnam diferentes gerações com alegria e segurança”, afirmou. “Os pais se sentirão crianças novamente e poderão trazer seus filhos para mostrar como brincavam antigamente. Teremos versões gigantes dos brinquedos, especialmente criadas para funcionar mantendo a mecânica dos originais”, contou Ticiana. Games - Além dos brinquedos gigantes, a Brinquedoteka também disponibilizará os mesmos jogos em tamanho original e totens de jogos eletrônicos da época. Em dois grandes módulos estarão videogames pioneiros, como Mega-Drive, Super Nintendo e Master System, todos prontos para serem jogados em televisores de 32 polegadas, com jogos consagrados, como Pacman, Sonic e Super Mario Bros. Desde 2015 em Turnê a exposição Brinquedoteka já passou por mais de 40 cidades do Brasil inteiro visitando os quatro cantos, desde Santarém no Norte do país a Rio Grande no Sul do Rio Grande do Sul sendo consagrada como sucesso por onde passa. Mais de 1 milhão de pessoas já brincaram com os “Brinquedões”. Rotina de desinfecção - Para receber as crianças e suas famílias com segurança, o espaço passará por constante processo de desinfecção. Assim como em todo o espaço interno do empreendimento, no evento do Mês das Crianças será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial. Serão disponibilizados, ainda, dispensers de álcool em gel no local para a higiene das mãos dos clientes. Cabe lembrar que, ao acessar o shopping, lojistas, colaboradores, fornecedores e clientes continuam a ter suas temperaturas corporais aferidas por termômetro digital infravermelho. O pacote de medidas ainda inclui o controle do fluxo de pessoas com o objetivo de evitar aglomerações. “Nossa prioridade é zelar pela segurança das pessoas. Por isso, estamos atentos a todas as orientações dos órgãos de saúde e tomando todas as medidas necessárias para garantir um ambiente saudável para todos que passam diariamente no nosso shopping, inclusive na atração do Mês das Crianças”, explicou Ticiana. Confira os detalhes da atração Brinquedoteka: GENIUS O desafio é pensar rápido e repetir as sequencias de luzes e sons produzidas pelo brinquedo, que estimula a memorização de cores e sons. Com um formato semelhante a um OVNI, possuí botões coloridos que emitem sons harmônicos e se iluminam em sequência. Cabe aos jogadores repetir sem errar as sequencias, que vão aumentando o grau de dificuldade a cada passo. No Brinquedoteka, haverá um Mega-Genius com 2m de diâmetro para ser jogado em equipes de 4 pessoas por vez! AQUAPLAY O objetivo deste jogo é fazer cestas com a pequena bola de basquete que fica dentro de um ambiente coberto com água, usando apenas os botões frontais. Ele consiste de um pequeno recipiente, em plástico transparente com água e vedado. Um botão (ou dois, de acordo com o modelo) na base acionava um mecanismo, a fim de fazer a tarefa do jogo. As tarefas variavam de acordo com o modelo. Por exemplo, um golfinho que deveria encaixar todas as argolas em um espeto; ou ainda, uma bola de basquetebol que deveria passar dentro da cesta. Na Brinquedoteka , haverá um Mega-Aqualplay com 2m de altura e objetivo será acertar a bola da cesta! FUTEBOL DE PINOS Futebol de pino (ou de pregos) era na versão original um jogo em uma tábua de madeira, que retratava um campo de futebol, com pinos ou pregos que representavam os times adversários em cada metade do campo. A bola às vezes era uma moeda ou um pedaço de papel caso não houvesse uma bolinha. Para movê-la e fazer com que o jogo aconteça, os participantes utilizavam-se dos dedos para simular os chutes. O objetivo era marcar o maior número de gols possíveis. Na Brinquedoteka, haverá um Mega Futebol de Pinos, onde os jogadores se colocam dentro do campo e usam os pés para lançar uma bola de verdade na direção do gol adversário. O futebol de pino pode ser jogado em duplas sendo que, cada vez um jogador faz a sua jogada. CAI–NÃO–CAI O objetivo é remover as varetas do cilindro sem derrubar as bolas. Quem derrubar menos bolas ganha! O jogo é composto de um cilindro de acrílico, no meio do tubo há diversos furos, onde são colocadas as varetas. Por cima delas, são colocadas as bolas. Os jogadores vão retirando as varetas, uma de cada vez, tentando evitar que as bolinhas caiam no fundo do tubo. Quem derrubar uma bolinha fica com ela até o final do jogo. O objetivo do jogo é retirar todas as varetas do tubo, derrubando o menor número de bolinhas. Na Brinquedoteka, haverá um Mega Cai Não Cai com 2m de altura e as varetas com 2 metros de comprimento cada. PULA PIRATA O jogo é composto de uma espécie de barril, com furos nas laterais e com um orifício na parte superior onde é colocado uma miniatura de pirata, e de espadas de plástico. Os furos das laterais são utilizados pelos jogadores que vão colocando as espadas nos furos. O objetivo do jogo é não deixar o pirata pular para fora do barril. Um dos furos de forma aleatória aciona um mecanismo que ‘’expulsa’’ o pirata do barril. Caso o jogador, ao colocar a espada no furo, ocasionar o salto do pirata para fora do barril, o mesmo será eliminado do jogo e a rodada é reiniciada. Na Brinquedoteka, haverá um Mega Pula Pirata com um barril e espadas em medidas reais. TOTEM GAMES Em dois grandes módulos estarão videogames que marcaram época e gerações, como Mega-Drive, Super Nintendo e Master System, todos prontos para serem jogados em televisores de 32 polegadas. O público poderá se divertir com jogos consagrados, como Pacman, Sonic e Super Mario Bros. Serviço - Brinquedoteka Local : Praça Central, no piso térreo do Conjunto Nacional Data : 02 a 24 de outubro de 2021 Horário de funcionamento : De segunda a sábado, de 10h às 22h. Domingos e feriados, de 14h às 20h. Evento gratuito - Retirada de ingressos pelo APP do shopping. Classificação livre
Por Simone Azevedo 23 de setembro de 2021
O Ministério de Minas e Energia (MME) realiza a Mesa Reate Amazonas , em formato híbrido, na próxima terça-feira, dia 28 de setembro, em Manaus, com transmissão ao vivo pelo Youtube. O evento dá sequência à agenda do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate), como foco nas atividades realizadas no Amazonas, e contará com a participação de diversas entidades públicas e privadas que atuam no estado. A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) estará representada pelo Secretário Executivo, Anabal Santos Jr. A ABPIP vai levar ao evento contribuições para o endereçamento de nove dos doze desafios no âmbito do Programa, constantes na pauta, como, por exemplo, a defesa da previsibilidade de vigência de alteração regulatória – com estabelecimento de prazos e procedimentos para encerramento de Consultas Públicas na esfera da ANP – licenciamento ambiental, rebatimento do Novo Mercado de Gás no território amazonense, questões tributárias, temas como a necessidade da evolução dos acessos aos dados da ANP e a melhoria dos estudos na Bacia do Amazonas, além da definição de competência para licenciamento de usinas térmicas e a discussão em torno de questões relacionadas à titularidade de áreas para aumentar a segurança jurídica das operações sem onerar a administração pública. Para Santos Jr, o REATE tem contribuído para o objetivo de buscar avanços na implementação de uma política nacional que fortaleça a atividade de exploração e produção de petróleo e gás natural em áreas terrestres, com o estímulo ao desenvolvimento de uma indústria forte e competitiva, com produção crescente e pluralidade de operadores e fornecedores de bens e serviços. “Vamos apresentar esses nove pleitos dos produtores independentes e revisitar assuntos tratados nas mesas anteriores, visando a celeridade no avanço das demandas, para que não se acumulem”, disse. Esta será a quinta edição da Mesa Reate, que já teve debates sobre os estados do Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo.
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