O maior bem de uma empresa é sua imagem. A comunicação atua diretamente e constantemente na construção e na consolidação da boa reputação. Uma das ferramentas mais relevantes para tanto é a assessoria de imprensa, um serviço que concentra as interações entre a instituição e os órgãos de imprensa, que podem ser jornais, rádios, redes de televisão, agências de notícias, portais de notícias ou blogs jornalísticos.
Conquistar e manter presença em matérias jornalísticas é um fator importante para a expansão do negócio e a assessoria de imprensa é fundamental para que as informações da empresa e/ou de seu produto sejam transmitidas de forma correta e ao público alvo adequado.
Para que a marca prospere é necessário que a comunidade conheça sua existência, atuação e seus benefícios. Para isso, os meios de comunicação devem ser utilizados em sua plenitude de forma a gerar a repercussão dessas atividades.
Entre as principais funções da Assessoria de Imprensa estão intermediar os contatos entre os jornalistas e os executivos da empresa, munir a organização de informações relevantes ao seu negócio e fornecer para a imprensa informações do interesse da empresa. O serviço garante melhor e mais organizado fluxo de comunicação entre a empresa e a mídia e maior controle sobre as mensagens que devem ser transmitidas.
Além disso, o contínuo relacionamento com a imprensa permite a criação de um vínculo com os veículos. Essa sinergia é fundamental para o sucesso na divulgação das ações e produtos da empresa. Além disso, o bom relacionamento possibilitará que a empresa se estabeleça como referência ou fonte para matérias jornalísticas em seu setor de atuação.
O serviço é normalmente prestado por profissionais com formação jornalística, que passam a ter amplo conhecimento sobre a empresa atendida e seu planejamento estratégico e que também conhecem o funcionamento de uma redação, as necessidades da imprensa e a linguagem e forma a serem utilizadas na abordagem.
Mais do que atuar como ponte entre a empresa e a mídia, o trabalho de assessoria de imprensa consiste em desenvolver estratégias para que a exposição na imprensa seja um fator de reforço para que a empresa possa alcançar seus objetivos comerciais.
Uma assessoria de imprensa eficiente é uma importante ferramenta no direcionamento do negócio para os públicos de interesse e essencial para aumentar o conhecimento dos potenciais clientes sobre as ações da sua empresa.
O processo é realizado por meio de envio de releases, notas e sugestões de pautas, da realização de entrevistas e coletivas de imprensa, e por meio de contatos pessoais. Toda publicação de matérias ou notas jornalísticas em veículos de comunicação intermediadas pela assessoria de imprensa é gratuita e chamada de mídia espontânea.
Por esse motivo, as informações têm maior credibilidade junto aos públicos de interesse, já que no caso da propaganda trata-se da empresa falando de si mesma. Além disso, assessoria de imprensa é um serviço mais atrativo que a publicidade em relação aos custos, que são mais acessíveis, e seus resultados podem acelerar o crescimento do negócio.
Entretanto, é relevante atentar para o fato de que o assessor de imprensa não interfere nas decisões editoriais dos veículos. Sendo assim, ele não pode, por exemplo, impedir a publicação de uma matéria negativa ou garantir a publicação de uma matéria positiva. O assessor também não tem acesso ou lê o material produzido pelos jornalistas antes de sua publicação e não interfere na produção da matéria.
O trabalho do assessor de imprensa pode ser proativo ou reativo. No primeiro caso, o profissional identifica na empresa informações que são importantes que sejam divulgadas e entra em contato com a imprensa com o objetivo de emplacá-las.
O atendimento é reativo quando a empresa é procurada pela imprensa para se posicionar sobre determinado assunto ou fornecer dados sobre sua atuação. Nesse caso, a assessoria de imprensa cadastra os atendimentos, filtra as solicitações, avalia a melhor forma de resposta e a encaminha internamente da forma mais adequada.
Além da garantia de um fluxo mais eficiente de informações no que se refere à mídia, também cabe à assessoria de imprensa munir os executivos da empresa de informações publicadas ou veiculadas sobre a empresa ou de assuntos correlatos ou seu ramo de atuação nos diversos meios de comunicação.
Essa atuação é relevante no desenvolvimento de novas estratégias e posicionamento da marca, além de gerar insumos para enfrentar uma eventual situação de crise.
Quer entender melhor como a Assessoria de Imprensa pode impulsionar seu negócio? Entre em contato e agende uma reunião.